Exportações de veículos atingem melhor nível desde 2018

Se no futebol não existe aquela empatia, na indústria o setor automotivo pode (e deve) torcer (de novo) pela Argentina. O país vizinho puxou mais uma vez as exportações de veículos a partir do Brasil, que bateu recorde dos últimos sete anos.

Todo o setor reunido para debater IA e inovações tecnológicas na indústria automotiva só tem no #ABX25. Não perca

Segundo dados da Anfavea, associação que reúne as montadoras, as exportações de veículos em agosto tiveram o melhor resultado desde junho de 2018. Foram 57,1 mil unidades, alta de quase 50% em relação ao mesmo mês de 2024.

“Entendemos que esse bom resultado das exportações é o que tem sustentado nossa produção local”, reconheceu Igor Calvet, durante apresentação dos números de agosto nesta terça, 9.

Exportações de veículos para a Argentina crescem três dígitos

No acumulado do ano, as exportações de veículos já atingem 378,2 mil unidades, crescimento de 56% sobre o janeiro-agosto do ano passado. Só para a Argentina foram mais de 224 mil veículos embarcados, alta de 154% na mesma base de comparação.

Com isso, a participação da Argentina nas exportações de veículos do Brasil saltou de 36% no janeiro-agosto de 2024 para 59%, no acumulado de 2025.

“Isso influencia bastante a nossa previsão de produção no Brasil em todos os segmentos, inclusive autopeças”, ressaltou Igor Calvet.

Chama a atenção também os emabarques para a Colômbia. No ano já são mais de 32 mil unidades enviadas para lá, alta de 43,6% em relação a igual recorte de 2024. Na mesma base de análise, para o México as quase 50 mil unidades significam queda de 17%;.

Outro mercado com alta nas exportações de veículos a partir do Brasil foi o Chile, com 18,8 mil unidades e evolução de 48%. Já o Uruguai comprou 22 mil unidades até agora em 2025, recuo de 10% em relação a 2024.

Destaque ainda para as vendas externas de caminhões. Foram 11 mil unidades na soma do ano, o que significa que as exportações de veículos pesados triplicaram em relação aos oito meses do ano anterior.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Últimas Notícias

Redes Sociais

Últimas Notícias

Indústria farmacêutica deve crescer mais de 10% ao ano no Brasil até 2026 com inovação e políticas públicas

A indústria farmacêutica no Brasil mantém trajetória de forte expansão, com projeção de 12% de crescimento…

Campanha Falha Zero do Seconci-SP chega a Sorocaba

Campanha percorreu regionais do Seconci-SP para levar conhecimento prático sobre segurança do trabalho. Na última…

Ferrari 849 Testarossa já nasce clássica e substitui a SF90 com V8 de 1.050 cv

A Ferrari revive o lendário nome Testarossa com seu novo supercarro, a 849 Testarossa, que…

Acontece na Indústria
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.