Pequeno SUV é a opção mais em conta da empresa para veículos movidos a bateria.
A Chevrolet está apresentando o novo Spark EUV hoje (8/9) para o mercado brasileiro. O SUV será o carro elétrico mais barato da marca no Brasil, com preço especial de lançamento anunciado em R$ 159.990. Importado da China, porém, o modelo poderia ser afetado por tarifações para esse tipo de comercialização.
Agora, Santiago Chamorro, presidente da General Motors para a América do Sul, confirmou que a empresa já tem planos para iniciar uma montagem nacional do Chevrolet Spark EUV “muito em breve”. Inicialmente, será em regime SKD, com o carro vindo parcialmente montado da China e sendo finalizado em parceria com a ComExport, que usará a ex-fábrica da Troller em Horizonte (CE) para este processo. O executivo diz que a meta é de 400 unidades montadas por mês, mas com capacidade para escalar esse número rapidamente.
O Chevrolet Spark EUV
O modelo é um SUV de 4 lugares que tem 4.003 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.726 mm de altura e entre-eixos de 2.560 mm. Não que o Spark tenha uma proposta de sair do asfalto, mas tem alguns números que superam SUVs compactos nesse aspecto. Entre eles estão o de ataque de 22° e o de saída de 32°que devem ser o suficiente para enfrentar rampas, valetas e pisos irregulares, comuns nas grandes cidades.
Externamente, o design segue a tendência de SUVs mais quadrados, porém carismático, com linhas robustas de SUV, iluminação full LED e rodas de 16″. O modelo será oferecido em seis cores: Azul Atlântico, Azul Anil, Amarelo Canário, Cinza Redentor, Preto Rio Negro e Branco Cupuaçu. Nas quatro primeiras, o modelo recebe teto contrastante, detalhe que acentua a modernidade do design. O acabamento interno pode ser em tom claro ou escuro, definido de acordo com a cor externa.
Entre os principais itens de série, o Spark oferece oferece seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico de assento e encosto, além de regulagem de altura do volante e personalização eletrônica da sensibilidade dos pedais de acelerador e breque. O modelo conta também com freio de estacionamento eletrônico com assistente de partida em rampa e disco nas quatro rodas, câmera 360°, sensor de chuva e crepuscular.
Entre os diferenciais está o pacote Chevrolet Intelligent Driving, que reúne sistemas avançados de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo, auxílio em curvas, correção de trajetória, centralização em faixa e frenagem automática de emergência. O modelo também conta com funções como comutação automática de faróis e alerta de colisão frontal.
O interior foi projetado para aproveitar ao máximo os quatro metros de comprimento. O Spark EUV oferece 355 litros no porta-malas traseiro, que pode chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, além de 35 litros extras no compartimento dianteiro. O painel digital de 8,8” e a central multimídia de 10,1” trazem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, complementados por recursos como câmera 360°, ar-condicionado digital com modos automáticos e até um “Modo DJ” para personalização da experiência multimídia, podendo-se escutar a rádios do mundo inteiro.
O propulsor elétrico dianteiro do Chevrolet Spark EUV entrega 101 cv de potência e 18,4 kgfm de torque imediato. A energia vem de uma bateria de 42 kWh do tipo LFP (Lítio Ferro-Fosfato). O conjunto garante autonomia de 258 km pelo ciclo do Inmetro, podendo superar os 300 km em trajetos urbanos com regeneração de energia. A recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) de até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) de até 50 kW, que permite ir de 30% a 80% em apenas 35 minutos. A garantia da bateria é de oito anos ou 160 mil km.
Fonte: Motor1.uol